BIODIVERSIDADE AINDA... E SEMPRE


Biodiversidade Comemorada em Setúbal.

Setúbal assinalou o Dia Internacional da Biodiversidade, sábado, dia 22 de Maio, por iniciativa do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS) /Assembleia Distrital de Setúbal, através da organização de um Simpósio dedicado aos Patrimónios da Arrábida, em homenagem ao Botânico José Gomes Pedro.
Na sessão de abertura deste evento, onde esteve presente o homenageado, com 95 anos, fizeram-se representar e usaram da palavra a Associação de Municípios da Região de Setúbal (Dra. Cristina Coelho), o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade através da Eng.ª Sofia Castel-Branco, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal através da sua Directora Dra. Joaquina Soares e o Presidente da Assembleia Distrital de Setúbal, em representação do Poder Local no Distrito, Dr. Joaquim Gonçalves.


Da esquerda para a direita (Engª Sofia Castelo-Branco, ICNB; Dr. Joaquim Gonçalves, Presidente da ADS; Dr. José Gomes Pedro, Botânico homenageado; Arquitecto Frederico Carvalho; Dra. Cristina Coelho, AMRS; Dra. Joaquina Soares, Directora do MAEDS; Dr. Antunes Dias, Biológo e ex-director das Reservas Naturais  dos Estuários do Sado e Tejo)
 
Uma plateia com mais de uma centena de participantes juntou-se à merecida homenagem a um dos botânicos que mais se dedicou ao estudo da vegetação da Arrábida. Enaltecido o seu papel em prole da investigação e cultura cientificas pelas entidades presentes, e a sua contribuição para o conhecimento da extraordinária Biodiversidade da Arrábida, com quase 2000 espécies inventariadas, algumas raras, como a Euphorbia pedroi que transporta justamente o seu nome, a obra e vida deste investigador seria amplamente revelada pela conferência do biólogo Antunes Dias, que deu a conhecer outros estudos, no Algarve, em Trás-os-Montes e na África Oriental.
 


Conferência sobre a obra do homenageado pelo Dr. Antunes Dias (Biólogo e ex-director das Reservas Naturais dos Estuários do Sado e Tejo)

 
Nestas Jornadas a botânica Ana Isabel Correia, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa actualizou a informação sobre as diversas formações vegetais da cordilheira arrabidina, que formam um conjunto botânico impar, seguida pelo paleontólogo Carlos Marques da Silva, também da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que magistralmente deu destaque à geodiversidade e à riqueza paleontológica da cordilheira. Os trabalhos do dia 22 foram encerrados com as conferências dos arqueólogos Carlos Tavares da Silva e Joaquina Soares, do MAEDS, os quais revelaram, numa análise de tempo longo, desde há cerca de 500 mil anos, as estratégias de povoamento e subsistência das comunidades humanas que habitaram a Arrábida, tirando partido da complementaridade oferecida pelos diferentes ecossistemas em que a Península de Setúbal se articula, respeitando o principio da sustentabilidade ambiental. Comportamento que criaram futuros onde hoje nos encontramos e que nos devem inspirar na construção do nosso próprio legado às gerações vindouras; a actual proposta de candidatura da Arrábida a Património Mundial, coordenada pela AMRS inscreve-se sem dúvida nesta perspectiva.



Conferência "A vegetação da Arrábida", pela Dra. Ana Isabel Correia (Bióloga do departamento de Bioligia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)

Conferência "Património paleontológico" pelo Dr. Carlos Marques da Silva (Paleontólogo do departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa)


Conferência "Arqueologia da Arrábida". Actualização da informação por Dr. Carlos Tavares da Silva e Dra. Joaquina Soares (Arqueólogos do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal)


As sessões do dia 23 decorreram na Fortaleza de Nossa Senhora da Arrábida, dedicadas ao Museu e Parque Marinho Luiz Saldanha, sob orientação do biólogo Miguel Henriques, do ICNB, que apresentou alguns dos projectos em desenvolvimento por aquela instituição, como o Biomares, vocacionados para a salvaguarda da biodiversidade.





Sem comentários:

Enviar um comentário