EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS REALIZADOS NO PROJECTO ARTE PARA CRESCER


O Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS), da Assembleia Distrital de Setúbal e a Cáritas Diocesana de Setúbal decidiram celebrar o presente protocolo, de forma a criarem uma plataforma de cruzamento de projectos e experiências das áreas da produção cultural e da acção social, compreendendo acções de formação e visando públicos que por norma tendem a não usufruir das mesmas oportunidades que o cidadão comum, como é o caso de pessoas economicamente carenciadas, e particularmente de crianças, com problemas de inserção socio-familiar. O presente protocolo teve a duração de um ano (Janeiro-Dezembro de 2010).


Procurou-se contribuir para o desenvolvimento de produtos culturais pedagógicos, adequados ao objectivo, sem dúvida ambicioso, mas viável, de democratizar a cultura e a arte, de modo a que se abram novas perspectivas de vivência quotidiana e de valorização pessoal das crianças participantes no projecto. Este projecto pretendeu encontrar respostas para as questões da motivação, do desenvolvimento das capacidades de observação e reflexão, da descoberta pessoal, da promoção da auto-estima e confiança, da capacidade de partilha e cooperação. A formação técnica e artística a disponibilizada teve sempre presente o fortalecimento da personalidade individual, como forma de aumentar a capacidade de resistência proactiva a situações de risco, isolamento e exclusão social.

Realizaram-se ateliês, de periodicidade quinzenal, de carácter assumidamente experimental e oficinal, com recurso à comunicação visual (design de comunicação, artes plásticas e fotografia), em espaço museal e/ou patrimonial, com o objectivo de recompor matrizes afectivas e referenciais cognitivos e de expressão.

Sem comentários:

Enviar um comentário