LANÇAMENTO DO Nº5 DA REVISTA ITINERANTE

Dia 1 de Julho de 2011


21.30h no MAEDS

Será lançada no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, na sexta feira, 1 de Julho pelas 21.30H, o nº 5 da REVISTA ITINERANTE “7 Maravilhas de Portugal”.
A ITINERANTE, primeira revista nacional de pedestrianismo, vem ao encontro de um público cada vez mais numeroso - os caminheiros.
A revista faz a ligação entre os trilhos pedestres que propõe e a história/cultura das regiões por onde passam, bem como a gastronomia/hotelaria locais, ou seja, ao CAMINHAR junta o CONHECER e o CONVIVER.
E porque de entre as 7 Maravilhas de Portugal se destaca o Portinho da Arrábida, este número da Itinerante é justamente lançado em Setúbal.
O lançamento que se pretende que tenha o formato de um debate amplamente participado contará, à partida, com as seguintes intervenções: Joaquina Soares (Directora do MAEDS), José Constantino (Presidente da Itinerante, CRL), Nuno David (Perito Agrónomo e artista plástico), Nuno Gama Nunes (Director da Itinerante), Ricardo Soares (Arqueólogo).
Momento musical com o grupo e-Vox

Sobre a revista nº5 Itinerante

Quem conhece Portugal sabe que são inúmeras as suas maravilhas naturais, de Norte a Sul, no Continente e nas Ilhas, sem excepção. A empresa promotora das “7 Maravilhas Naturais de Portugal” fez um levantamento inicial onde seleccionou 323 candidaturas, das quais 77 se mantiveram na corrida como pré-finalistas. Este processo culminou com 7 sítios ganhadores a partir de uma votação pública, on-line.
É, pois, em ambiente de grande beleza natural que se caminha com esta edição da Revista Itinerante. Vamos à descoberta destas 7 maravilhas para melhor as conhecer – preparamos o terreno com uma boa leitura, para depois o desbravarmos... a pé.
Os textos transportam-nos ao fundo de grutas, ao cimo de montanhas, a paisagens de floresta luxuriante, ao litoral onde Atlântico e Mediterrâneo se encontram. Com eles vamos conhecer lágrimas coloridas de antigas lendas e linguajares locais quase esquecidos. Depois de os ler, nada nos vai fazer ficar em casa!
E no final, porque não uma iguaria da gastronomia local, bem merecida depois do esforço dispendido, para recuperar as calorias perdidas.
Mas não ficamos por aqui! Desta vez trazemos uma nova secção onde apresentamos uma nova forma de usufruir os trilhos: o geocaching. Definido como a versão hight-tech da “Caça ao tesouro”, o geocaching tem entusiastas em todo o mundo – sozinhos ou em grupo, com amigos ou família, o desafio é a procura dos geocaches escondidos e a partilha dessa experiência on-line.
Uma vez que a localização dos geocaches é registada pelas suas coordenadas, o geocaching pratica-se com GPS, um equipamento que tem estado a vulgarizar-se rapidamente. Aliás, o GPS é, desde o nº 1, um “parceiro” potencial do caminheiro Itinerante, uma vez que todos os trilhos da revista estão disponíveis para download em www.itinerante.pt
Com ou sem geocaches à vista, esta edição da Itinerante leva-nos numa autêntica caça ao tesouro em 7 etapas, todas elas com um tesouro à nossa espera – as 7 Maravilhas Naturais de Portugal.

In Editorial, Nuno Gama Nunes



Sem comentários:

Enviar um comentário