18 e 20 de Março


VISITA A CHIBANES E À NECRÓPOLE DE HIPOGEUS DA QUINTA DO ANJO


Nos dias 18 e 20 de Março, sítios arqueológicos do Distrito de Setúbal, bem como o MAEDS, foram visitados por alunos de Pré e Proto-história da Universidade de Magdburgo. O dia 18 foi dedicado ao Castro de Chibanes, localizado no troço culminante da Serra do Louro, de onde se avistam os estuários do Tejo e Sado e onde se construíram três fortificações sobrepostas, uma na primeira metade do III milénio antes de Cristo, outra na transição do século IV para o séc. III a. C. e, finalmente, uma última, com a chegada dos Romanos, na transição do séc. II para o século I a. C.

A visita aos hipogeus da Quinta do Anjo, onde foram tumulados os habitantes do Castro de Chibanes, ao longo do III milénio a. C., embora realizada já de noite, proporcionou uma experiência certamente inesquecível.

A orientação da visita esteve a cargo de Joaquina Soares, Carlos Tavares da Silva e Michael Kunst. Aos alunos de Magdburgo, juntaram-se alunos também de Pré e Proto-história da Faculdade de Ciências Sociais de Humanas da Universidade Nova de Lisboa, constituindo um conjunto de cerca de 60 participantes especialmente interessados no património arqueológico da Península de Setúbal.

Sem comentários:

Enviar um comentário