O MUSEU VAI À ESCOLA


O projecto O MUSEU VAI À ESCOLA anda pela Região e já passou por diversas escolas (Escola Básica das Amoreiras, Escola Básica do Montalvão, Escola Básica dos Arcos, Escola 2+ 3 da Aranguês, Escola Básica do Viso, Escola Básica nº6 Monte Belo, Escola 2+3 Du Bocage, Escola 2 +3 Hermenegildo Capelo, Escola Secundária dos Casquilhos). Nele participaram, no corrente ano lectivo, cerca de 1000 alunos.
Este programa insere-se nas actividades do Serviço Educativo do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS), da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS).

Mais informação:
Atelier: "Os romanos e a romanização na nossa região"
Trata-se de uma oficina pedagógica com base na apresentação multimédia “Os romanos e a romanização na nossa região”, comentada por uma técnica do museu. Nesta apresentação são mostradas imagens fotográficas de ruínas romanas existentes na região, acompanhadas de reconstituições gráficas e algumas peças arqueológicas, por forma a veicular informação histórica sobre aspectos da sociedade romana, características, ambientes, vivências e sobre o processo de romanização da nossa região.
Este ateliê adapta-se a alunos de diferentes classes etárias. A versão reduzida tem a duração de 45 minutos, e a versão integral, de 1.30H
Orientação: Ana Paula Covas

Atelier “o que contam estas peças”
Este atelier tem como objectivo criar no público escolar o interesse pela frequentação de museus e do Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal (MAEDS), em particular.
Apresenta-se o filme “MAEDS- Este Museu que Vos Fala” de Alberto Pereira e desenvolve-se um debate em torno da biografia de quatro peças pertencentes à colecção do museu (machado pré -histórico em pedra polida; bocal de ânfora romana Almagro 51c, dos séculos III-V d. C.; fragmento de faiança séc. XVII/XVIII; azulejo de padrão do séc. XIX), a partir do qual é lançado aos participantes o  desafio para construírem uma narrativa através da escrita, do desenho e/ou da pintura.
Haverá ainda espaço para descobrir e compreender o percurso que algumas das peças fazem até chegarem ao Museu.
Duração: cerca de 1h30m
Orientação: Ana Férias

Actividades gratuitas e adaptáveis às diversas faixas etárias.
Serviço Educativo do MAEDS
Informações e marcações:
maeds@amrs.pt
265239235/939553004

Sem comentários:

Enviar um comentário