A próxima exposição temporária no MAEDS será da autoria da escultora Clara Menéres. Esta artista encontra-se representada no espaço público do Distrito com a escultura Liberdade, Democracia, Solidariedade, 2001, na freguesia do Pragal, em Almada.
A propósito pode ler-se na Agenda nº162, Maio 2016, de Almada:
“No ano de comemoração dos 40 anos do Poder Local Democrático, vale a pena recordar o projecto da Câmara Municipal de Almada coordenado, em 2001, pelo escultor José Aurélio por altura da comemoração dos 25 anos da instituição dos órgãos autárquicos tal como os conhecemos hoje. Foram onze artistas portugueses, todos eles com fortes ligações a Almada, que contribuíram para a realização do projecto. A cada Freguesia correspondeu um escultor e uma peça de arte pública.
No Pragal, a escultora Clara Menéres foi a responsável pela peça Liberdade, Democracia, Solidariedade, uma obra em aço inox composta por três elementos tubulares que representam os três valores que estão na base do Poder Local: a Liberdade, a Democracia e a Solidariedade. A representação das três virtudes é abstrata. As três formas tubulares surgem, nas palavras da própria artista, como ‘hastes de plantas que nascem do solo e, depois de se elevarem no espaço, adquirem um movimento síncrono de rotação’[1], representando o crescimento harmónico dos valores que estiveram na base do Poder Local Democrático.”






[1] Menéres, Clara in 25 Anos de Poder Local 1976-2001, Câmara Municipal de Almada, 2002, pp. 48.

Fotografia de Joaquina Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário